domingo, 9 de junho de 2013

TUBARÃO-BALEIA ENCALHA E MORRE NA PRAIA DE PORTO BELO


Tubarão-Baleia encalha e morre na praia de Perequê, em Porto Belo


Everton Palaoro/Divulgação/ND
Everton Palaoro/Divulgação/ND
O tubarão-baleia com cerca de 9 metros foi retirado sem vida da praia com a ajuda de retroescavadeiras e um guincho da prefeitura

Durante a madrugada deste domingo, pescadores acionaram o Corpo de Bombeiros após avistarem um tubarão-baleia encalhado na praia de Perequê, em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina. De acordo com os bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2h e o animal com cerca de oito metros e quatro toneladas foi retirado sem vida da praia no início da tarde.
Segundo informações do Sargento Branco dos Bombeiros, eles procuravam uma forma de desencalhar o tubarão-baleia, porém, “durante a madrugada não foi possível conseguimos uma embarcação do tamanho necessário para retirar o animal”, disse.
Durante a manhã, a equipe do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) trabalhava na retirada do animal tubarão quando a Bióloga e professora da universidade, Bibiana Lessa, detectou que o animal sofria apenas espasmos e não tinha mais chance de sobreviver.
O tubarão-baleia foi retirado sem vida do mar por volta das 13h e encaminhado ao Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, em Piçarras, com o auxílio de um caminhão guincho da Prefeitura. O caminhão que transportou o turbarão chegou por volta das 15h30 ao museu, onde ele será colocado em um tanque mergulhado em uma mistura de formol e água.
Everton Palaoro/Divulgação/ND
Everton Palaoro/Divulgação/ND
A comunidade auxiliou na retirada do animal

Nenhum comentário: