quinta-feira, 20 de março de 2014

A SAÚDE ESTÁ DOENTE NO BRASIL INTEIRO

     A gente reclama,reclama e acaba sempre caindo no mesmo lugar. Ou melhor dizendo: a Saúde é a mesma em todo Brasil, só muda o endereço. Morei em Belém, saúde precaríssima. Ribeirão Preto, já foi referência. O próprio HC já foi bom. Agora acompanha as unidades de atendimento pelo Brasil afora. E agora, Joinville não poderia ficar de fora. Ou melhor, pelo que me consta, a situação é no estado de Santa Catarina, inteiro. Um horror!
     Pra início de conversa, sábado à noite, um dos maiores PA da cidade, sem médicos. Só atendimentos com perigo de morte. Lembrei-me do Cuiabá, em Ribeirão Preto. Situação idêntica.
Precisava de remédios que não podiam ser deixados de tomar. Difícil. Nem mesmo a Secretaria de Saúde poderia resolver, numa quinta-feira. Como alguém pode passar três dias sem remédio de uso contínuo? Difícil. A atendente, por sinal muito solícita ainda completou: "se ele tiver problemas, traga aqui no hospital". Minha educação e polidez foi para  o espaço.
     Depois disso foi marcada consulta, direitinho, novas receitas e espera por especialista. Legal. Não há mais pressa, agora. No entanto, tem dia e hora para entrega de remédio. (Diferente de Ribeirão). Pra começo de assunto, tem senha até para pegar senha. É senha para pedir informação, para marcar consultas e para pegar remédios. Alguns remédios, quando não estão faltando, só  podem ser entregues pela farmacêutica, pela manhã exceto às quartas-feiras. E haja paciência. Receitas de outro estado não serve aqui. Se for remédio para pegar na farmácia, só é válida por 30 dias. E por aí vai.
     Tentaram descomplicar e ficou pior. Deveriam imitar algumas cidades onde o sistema funciona. Assim, ficaria mais fácil para os funcionários, para os médicos e para os pacientes. Agora, colocar uma atendente para fazer a triagem de pacientes e atender à farmácia, não dá. Farmácia deve ter uma farmacêutica, em horário normal e atendente de manhã e à tarde. Se está faltando funcionários, por que não contratar mais Processo seletivos existem para isso.
     Em alguns Postos de Saúde, nem bebedouro tem.

Nenhum comentário: