V DE VINGANÇA, ANONYMOUS, GUY FAWKES E AQUELA MÁSCARA IDIOTA 0
Em qualquer uma das manifestações pelo Brasil, você vai encontrar pelo menos uma pessoa usando aquela máscara branca, com sorriso irônico e bigodinho, parecendo um mosqueteiro.
A máscara ficou popular depois que se tornou símbolo do Anonymous, grupo hack-ativista que a usa em seus vídeos como forma de esconder a identidade do interlocutor, mas eu fiquei curioso pra saber de onde eles tiraram essa ideia.
Me disseram que eles se inspiraram em um filme chamado “V de Vingança”,que é uma adaptação de uns quadrinhos do Alan Moore. Fui ver o filme e adivinha só, gostei pra caramba. Inclusive recomendo.
Mas acontece que o filme tem uma inspiração na história real de um cara chamado Guy Fawkes, que viveu na Inglaterra entre 1570 e 1606 e participou de um negócio chamado de “Conspiração da Pólvora”, que basicamente foi uma tentativa frustrada de explodir o parlamento com o Rei James I e todos os membros do parlamento dentro.
Mas o fato mais interessante dessa história é o “por que” dessa ideia maluca.
A CAUSA DE FAWKES
O lance é que desde que Lutero iniciou a Reforma Protestante, a Igreja Católica vinha procurando um jeito de reverter à situação. A coisa ficou ainda mais grave quando o Papa resolveu excomungar o rei Henrique VIII por ter se casado de novo, o que fortaleceu ainda mais o movimento protestante, pois quando a rainha Elisabeth, filha de Henrique VII, assumiu o trono, passou a apoiar o estabelecimento da Igreja Protestante da Inglaterra, o que de fato veio a acontecer.
Quando o rei James tomou o lugar da rainha Elisabeth no trono, já era um governo protestante. E com o movimento de Contrarreforma católico, tinha um monte de gente trabalhando pra, de algum modo, devolver o poder para a Igreja Católica. É aí que entra o tal do Guy Fawkes.
Uns caras ligados ao movimento da Contrarreforma recrutaram o rapaz, que era um tipo de especialista em explosivos, pra ficar responsável por cuidar dos barris de pólvora que explodiriam o parlamento inglês, com rei e tudo. Mas o lance é que pegaram o rapaz com a mão na massa e o condenaram à forca por traição.
Fawkes foi torturado por um tempo e, depois de tanta porrada acabou entregando todos os seus companheiros de treta, e morreu todo mundo, sendo que a morte mais imbecil foi a do tal Guy Fawkes, que morreu antes de ser enforcado, caindo da escada e quebrando o pescoço.
Agora veja, o que me impressiona nessa história toda é que um pseudo-revolucionário atrapalhado, que não conseguiu nem morrer honradamente pela sua causa, e que lutava pela volta do poder da Igreja Católica sobre a Inglaterra, se tornou símbolo da luta pela liberdade.
Como isso aconteceu?
O que deu na cabeça do Alan Moore pra usar justamente o Guy Fawkes como “rosto” de um herói que inicia uma revolução do povo?
Mas acima de tudo, o que deu no nosso povo que assistiu um filme legal e resolveu colocar uma máscara na cara como símbolo de sua luta, sem nem saber de onde veio isso?
Usar Fawkes como símbolo da luta pelos direitos do povo é no mínimo uma contradição, já que o mesmo defendia a ideia de trazer de volta o governo nefasto da Igreja Católica que, se não fosse a Reforma Protestante, provavelmente ainda estaria vendendo terrenos no céu e queimando vivo quem acreditasse em outra coisa que não na sua doutrina.
Fico indignado ao perceber que o mesmo povo que usa essa máscara sem saber o que ela realmente representa, é o mesmo povo que sai às ruas sem saber por que está lá, servindo de massa de manobra pra quem está no poder, ou pra quem quer assumir o poder.
O Gigante acordou mas não sabe quem é, nem onde está e nem pra onde está indo.
Deixo aqui meu manifesto contra a ignorância, e junto com ele um desejo de mudança, mas não sem consciência, não sem saber o que estamos fazendo de fato.
Filósofo de Merda

Nenhum comentário:
Postar um comentário