Hoje , lendo algumas notícias sobre a política castanhalense, lembrei-me de uma pessoa profundamente conhecedora da política castanhalense: o Major Ilson Santos(de saudosa memória).Quando o conheci,apresentada que fui pelo escritor Carlos Araújo,de imediato fui conquistada pelo seu carisma,inteligência, sagacidade e profundo conhecimento do caráter dos políticos que gravitavam em seu derredor.Ele realmente sabia o que acontecia na política castanhalense e vislumbrava o porvir. Vidência? Não. Apenas análise dos fatos ,profundo conhecimento do caráter e das atitudes.
Não foi à toa que lhe chamavam de o "cacique" da política de Castanhal. Sua casa vivia cheia de amigos e não tão amigos assim. Nas inúmeras vezes que passei horas a fio, aprendendo sobre a política do Pará,principalmente de Castanhal,deliciei-me com histórias, fatos hilariantes, deprimentes e etc.Sempre que precisava de uma informação ou mesmo análise de uma situação que não conseguia desvendar, buscava o major Ilson, que mesmo com sua saúde debilitada, não deixava de me atender, aconselhar e elucidar muitos casos, tramóias e alianças. Ele hoje faz muita falta.
Dono de uma personalidade muito forte, combativa e inteligência e sagacidade ímpar, Major Ilson mesmo internado no hospital, com o pouco fôlego de vida que lhe restava, ainda me fazia recomendações. Hoje, quando vejo alguns tipos de políticos, usados somente para fazer número, ou mesmo como estratégia, recordo-me dos "inocentes úteis", que ele tanto falava.
Hoje, muitos quilômetros distante de Castanhal, sei muito pouco do que está acontecendo, em termos de política. Mas, entretanto,baseada nas poucas notícias que me chegam através da internet, vejo que pouquíssimas mudanças aconteceram no cenário político.Mas vou me informar melhor. Principalmente porque o cenário que ora se descortina, não é dos mais brilhantes.
Av. Major Wilson Santos.
